13 de junho de 2013

Desnecessidade do sofrimento

Ando revoltado com o facto de este Universo ter sido feito de uma maneira onde o sofrimento existe e gostava que isso fosse corrigido na próxima versão do Universo. 
Esta ideia de "em último caso aprender pela dor" não me parece muito bem arquitectada. 
Considero qualquer tipo de sofrimento uma invenção desnecessária.

Se o sofrimento está lá para aprender algo, então que não se aprenda esse algo e se alterem as regras do jogo.

Onde há sofrimento vejo, além de dor inútil, uma indesculpável perda de tempo e paciência e imagino que se pudesse construir tudo isto sem esse desperdício.

Se me dizem que é (unicamente) por contraste ao sofrimento que se experiencia a felicidade, então removam a felicidade também. Não preciso de felicidade se tenho de passar previamente por uma etapa de sofrimento.
É como querer ferver água e pô-la primeiro no congelador.
Se me dizem que se pode atingir o calor da felicidade sem passar primeiro pelo gelo do sofrimento, então que, além de dizerem, que expliquem melhor, ou exemplifiquem mesmo para quem é burro nas emoções.
Mais eficiente ainda: não me construíssem burro das emoções, pois construindo-me dessa forma, causa-me sofrimento e é perda de tempo, para mim e para todo o Universo.
E mesmo que um dia atinja um tal denominado estado de iluminação, tendo passado por todos estes níveis de dificuldade crescente e enfrentado o boss final, mesmo ai, já no presumível êxtas da total felicidade, mesmo ai, creio que conservarei a minha imparcialidade e vou olhar para trás e indagar se teria sido justo para aquele ego lutador, que não tinha culpa na criação, ter sofrido o que sofreu. 

R Marcial P

Sem comentários: